Espaço Social

space_by_kris_wilson

Sabe aquela distância que deixamos quando há outra pessoa no elevador ou em uma sala? Ela é chamada de espaço pessoal. Essa é a distância ao qual sentimos confortável na presença de outra pessoa. Por exemplo: ao entrarmos em um elevador ao qual já há uma pessoa, geralmente tendemos ir para o lado oposto da pessoa já presente. Ou em um trem que não está muito cheio, sempre ficamos a uma certa distância dos outros passageiros.

Essa distância tende a diminuir conforme nosso grau de intimidade com as outras pessoas. Quanto menor o grau de intimidade, maior a distância. Se por acaso você “invadir”o espaço pessoal de outra pessoa, é muito provável que ela se sinta desconfortável e recue.

Eu nunca havia pensado nisso antes, mas um acontecimento me fez perceber o quão importante é termos nosso espaço preservado. Na sexta-feira meu espaço foi invadido enquanto estava fazendo alogamento na academia. O local para fazer alongamento é dividido em 4. Lá estava eu fazendo meu alongamento tranquilamente quando vejo uma perna invadindo meu espaço. Quando vejo é um cara (que desconheço totalmente) que resolveu dividir um espaço entre eu e ele. Apesar de ser sexta-feira, a academia estava cheia e é muito provável que ele não quis esperar alguém liberar um dos locais para alongamento.

Continuei a fazer meu alongamento e mesmo naqueles casos onde o alongamento requer um espaço maior, o cara não saiu de lá. Por sorte outra pessoa terminou o alongamento e saiu, e então meu “vizinho invasor”mudou-se para o lado. Confesso que a distância não aumentou muito, mas com certeza terminar meu alongamento ficou muito mais agradável.

Um conselho a todos: tenha certeza que não está invadindo o espaço alheio. A pessoa em questão pode ficar com uma má impressão de você.

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Um comentário em “Espaço Social”

  1. Tenho a impressão de que japas são ainda mais preocupados com essa questão de espaço pessoal do que nós, vira-latas.

    Aliás, o espaço pessoal varia muito em função da cultura. Aqui no Brasil, costumamos ser muito relaxados com isso, em comparação com os países europeus, por exemplo. É comum termos pessoas muito perto de nós, e o contato físico é algo quase constante: beijamos, abraçamos, encostamos.

    Na dúvida, me parece que o mais seguro é mesmo optar por manter uma distância maior, ou pedir permissão antes de chegar muito perto.

Deixe um comentário

