Espaço Social

space_by_kris_wilson

Sabe aquela distância que deixamos quando há outra pessoa no elevador ou em uma sala? Ela é chamada de espaço pessoal. Essa é a distância ao qual sentimos confortável na presença de outra pessoa. Por exemplo: ao entrarmos em um elevador ao qual já há uma pessoa, geralmente tendemos ir para o lado oposto da pessoa já presente. Ou em um trem que não está muito cheio, sempre ficamos a uma certa distância dos outros passageiros.

Essa distância tende a diminuir conforme nosso grau de intimidade com as outras pessoas. Quanto menor o grau de intimidade, maior a distância. Se por acaso você “invadir”o espaço pessoal de outra pessoa, é muito provável que ela se sinta desconfortável e recue.

Eu nunca havia pensado nisso antes, mas um acontecimento me fez perceber o quão importante é termos nosso espaço preservado. Na sexta-feira meu espaço foi invadido enquanto estava fazendo alogamento na academia. O local para fazer alongamento é dividido em 4. Lá estava eu fazendo meu alongamento tranquilamente quando vejo uma perna invadindo meu espaço. Quando vejo é um cara (que desconheço totalmente) que resolveu dividir um espaço entre eu e ele. Apesar de ser sexta-feira, a academia estava cheia e é muito provável que ele não quis esperar alguém liberar um dos locais para alongamento.

Continuei a fazer meu alongamento e mesmo naqueles casos onde o alongamento requer um espaço maior, o cara não saiu de lá. Por sorte outra pessoa terminou o alongamento e saiu, e então meu “vizinho invasor”mudou-se para o lado. Confesso que a distância não aumentou muito, mas com certeza terminar meu alongamento ficou muito mais agradável.

Um conselho a todos: tenha certeza que não está invadindo o espaço alheio. A pessoa em questão pode ficar com uma má impressão de você.

Anúncios

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Um comentário em “Espaço Social”

  1. Tenho a impressão de que japas são ainda mais preocupados com essa questão de espaço pessoal do que nós, vira-latas.

    Aliás, o espaço pessoal varia muito em função da cultura. Aqui no Brasil, costumamos ser muito relaxados com isso, em comparação com os países europeus, por exemplo. É comum termos pessoas muito perto de nós, e o contato físico é algo quase constante: beijamos, abraçamos, encostamos.

    Na dúvida, me parece que o mais seguro é mesmo optar por manter uma distância maior, ou pedir permissão antes de chegar muito perto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s