Será que informação nunca é demais?

Todos já ouvimos que conhecimento nunca é demais, certo? Mas será que o excesso de informação ao qual temos acesso hoje é benéfico?

Temos informação através de TV, livros, jornal, internet, blog, etc. E eu como uma assinante fervorosa de feed, assino vários sites e blogs diferentes. O que me deixa com uma lista imensa de feeds para ler.

Mais um feed aí?

Para não perder tempo caçando o blog que quero ler no Reader (utilizo o Google Reader no computador e pRSSreader no celular), criei várias categorias. Assim fica muito mais fácil de achar o que eu quero. Eu dividi por tema mesmo: notícias, maquiagem, filmes, blog, fórum, futilidade, etc etc etc.. Mas sei de gente que divide pela importância/preferência em vez de tema, vai do gosto do freguês mesmo.

Como tenho meus feeds no celular, posso acessar de qualquer lugar. Então é só sobrar um tempinho e lá vou eu ler alguma notícia.

Entretanto notícias surgem muito mais rápido do que sou capaz de ler. Quando abro o Google Reader e vejo o 1000+ já entro em desespero! “Como assim? Ontem tinha “apenas” 500 para eu ler e hoje já dobrou!” E lá vou eu tentar ler o máximo possível que nem uma louca e tentar filtrar os que realmente são importantes.

Lógico que não aproveito quase nada da leitura e perco um tempo enorme lendo lendo e não assimilando nada. Fora que deixo de fazer diversas outras coisas enquanto fico tentando fazer o número de feeds a ser lido em um número menos desesperador.

Confesso que de vez em quando eu sinto um prazer enorme em clicar no botão “Marcar todos como lidos”. É reconfortante ver que tenho apenas 250 feeds a serem lidos. Mas essa sensação dura pouco e rapidinho já chego nos 1000+ novamente.

E como nem todas as minhas leituras são provenientes de feeds, existe uma pilha de livro ao lado da cama para ler, fora as revistas e jornal. Eu tenho consciência que não vou ganhar essa batalha, mas continuo a lutar.

Adoro ler, mas às vezes gostaria que as coisas acontecessem um pouco mais devagar. Assim conseguiria ler notícias fresquinhas e não com algumas semanas de atraso.

Alguns artigos que me chamam mais a atenção, deixo marcado ou então guardo em outra categoria, como esse aqui que trata do assunto desse post. Mais um post que trata do assunto e dá dicas de como organizar os feeds.

Quem quiser assinar o feed do blog, o ícone se encontra na parte superior a direita, ok?

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Deixe um comentário

