Cães e livros




Leka e Lana

Originally uploaded by Fernanda Yamato

Cada vez que vou à livraria descubro um livro novo a respeito de cães, gatos, animais ou afins. E não são livros a respeito do padrão da raça ou adestramento ou cuidados com os animais. São livros com contos, histórias de pessoas com seus animais, junção de histórias de várias pessoas, etc. O livro mais conhecido desse gênero é Marley & Eu, de John Grogan, que li e assisti o filme. Depois disso surgiu inúmeros livros a respeito do assunto, por exemplo, De Bagdá, com muito amor, de Melinda Roth, Orson, de John Katz, entre outros.

Em uma das visitas à livraria comecei a folhear o livro do Walcyr Carrasco que fala a história do cão dele, Anjo de quatro patas. Nesse livro ele relata um pouco da vida dele, de como o Uno, um husky siberiano, surgiu na vida dele e como foi a convivência dos dois. Sinceramente não sei como o livro termina, pois fiquei lendo na livraria e acabei nem comprando. Mas a primeira vez que li sobre o Uno foi na crônica que ele escreve na Veja São Paulo. Era uma despedida ao Uno, que havia falecido. Apesar de ser uma crônica de apenas uma página na última página da revista, ele ficou espantado com a quantidade de emails e cartas que ele recebeu após a publicação. Todos solidários com a perda e contando sobre seus animais de estimação também.

Observando isso e a quantidade de itens existentes para nossos animais (Sim, eu também sou apaixonada por animais, cães em especial) percebe-se que muita coisa mudou. Hoje os cães não são mais vistos como cão de guarda ou um simples cão, agora eles são integrantes da família. E integrantes ativos!

Fico feliz que as coisas tenham mudado, mas muita gente tem humanizado os cães. Tratam realmente como filhos e não mais como cães. Os cães, apesar de terem contato mais próximo com as pessoas, ainda são cães e possuem seus instintos. E eles precisam que esses instintos sejam respeitados. Então respeite-mos!

Ps: na foto são minhas duas neguinhas: Leka e Lana

Anúncios

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s