Avaliação pessoal

Hoje eu quero falar sobre avaliação. Meu serviço faz a avaliação dos funcionários e chegou a minha hora também. Avaliação se tenho os comportamentos que a empresa espera que seus funcionários possuam, avaliação da minha performance, avaliação para que eu veja se me encaixo na empresa. E para conseguir fazer essa avaliação é imprescindível que acabe pensando na própria vida, ações e para onde se quer ir.

As empresas estão certas em fazer esse tipo de avaliação, que em geral acontece anualmente. É importante ter os funcionários alinhados, conhecedores de seu próprio desenvolvimento e criar metas para seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Aquelas empresas que não possuem esse tipo de ação dentro dela devem pensar seriamente em começar a ter, afinal é algo estimulante para o funcionário e também leva a pensar se estão no local correto ou se devem mudar de caminho.

Apesar de saber da importância, confesso que é difícil fazer esse tipo de avaliação. É complicado olhar para si mesmo e se auto-avaliar. Mas agora é a hora de pensar, refletir e lembrar do que fez. Se poderia ter feito melhor, ter seguido por uma estratégia diferente. Agora é hora de refletir e expor a própria opinião e estar preparada para ouvir opinião dos outros também.

Aliás, saber ouvir a opinião alheia sobre sua performance, sobre as entregas, da postura no serviço é importante. E mais importante ainda é saber lidar com esse feedback. É saber escutar e trabalhar os pontos negativos e aprimorar ainda mais os positivos. Melhorar os pontos positivos é tão importante quanto melhorar os negativos. Não é porque somos bons em uma coisa que não precisamos treinar para melhorar ainda mais. É assim que se chega a excelência, é assim que nos destacamos, que se faz a diferença.

Confesso que nunca havia pensado por esse lado até ler o livro “Descubra seus pontos fortes” de Marcus Buckingham. Através de uma pesquisa com mais de 2 milhões de pessoas no mundo descobriu-se que existem em torno de 30 características mais comuns nas pessoas. E cada uma das pessoas possuem algumas características mais marcantes. Aquelas em que mais temos facilidade em realizar e esse livro mostra que devemos aprimorar essas características em vez de nos concentrarmos em nossos pontos fracos.

Apesar de sempre ter vivido com uma visão diferente dessa, concordo com o autor e estou tentando mudar um pouco isso. Quero que meus pontos fortes sejam melhores ainda e pretendo melhorar meus pontos fracos para um nível que seja tolerável. O livro possui um teste para que você identifique quais são seus pontos fortes. O teste é feito pela internet e gostei bastante do resultado, foi bem verdadeiro na minha opinião. Meus pontos fortes são:

  • Analítico
  • Restauração
  • Disciplina
  • Prudência
  • Significância

Junto com o resultado do teste aparece um resumo do que significa essas características, mas o livro possui uma descrição um pouco mais profunda de cada uma das características existentes. Foi bem legal ver como eu sou e começar a trabalhar em cima desses pontos. Experimente fazer o teste ou pelo menos ler o livro. É uma leitura interessante que pode abrir os olhos ou pelo menos fazer enxergar as coisas de uma perspectiva diferente, como aconteceu comigo.

Uma coisa que é super comum é se identificar em mais características do que apenas 5. Mas o teste lista aquelas caracterísicas que mais se destacam na sua personalidade. E a ordem que aparece na lista é a ordem de importância.

Ps: não ganho nada em fazer propaganda do livro,  todo o relato feito aqui é apenas uma opinião minha.

Anúncios

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s