Avaliação pessoal

Hoje eu quero falar sobre avaliação. Meu serviço faz a avaliação dos funcionários e chegou a minha hora também. Avaliação se tenho os comportamentos que a empresa espera que seus funcionários possuam, avaliação da minha performance, avaliação para que eu veja se me encaixo na empresa. E para conseguir fazer essa avaliação é imprescindível que acabe pensando na própria vida, ações e para onde se quer ir.

As empresas estão certas em fazer esse tipo de avaliação, que em geral acontece anualmente. É importante ter os funcionários alinhados, conhecedores de seu próprio desenvolvimento e criar metas para seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Aquelas empresas que não possuem esse tipo de ação dentro dela devem pensar seriamente em começar a ter, afinal é algo estimulante para o funcionário e também leva a pensar se estão no local correto ou se devem mudar de caminho.

Apesar de saber da importância, confesso que é difícil fazer esse tipo de avaliação. É complicado olhar para si mesmo e se auto-avaliar. Mas agora é a hora de pensar, refletir e lembrar do que fez. Se poderia ter feito melhor, ter seguido por uma estratégia diferente. Agora é hora de refletir e expor a própria opinião e estar preparada para ouvir opinião dos outros também.

Aliás, saber ouvir a opinião alheia sobre sua performance, sobre as entregas, da postura no serviço é importante. E mais importante ainda é saber lidar com esse feedback. É saber escutar e trabalhar os pontos negativos e aprimorar ainda mais os positivos. Melhorar os pontos positivos é tão importante quanto melhorar os negativos. Não é porque somos bons em uma coisa que não precisamos treinar para melhorar ainda mais. É assim que se chega a excelência, é assim que nos destacamos, que se faz a diferença.

Confesso que nunca havia pensado por esse lado até ler o livro “Descubra seus pontos fortes” de Marcus Buckingham. Através de uma pesquisa com mais de 2 milhões de pessoas no mundo descobriu-se que existem em torno de 30 características mais comuns nas pessoas. E cada uma das pessoas possuem algumas características mais marcantes. Aquelas em que mais temos facilidade em realizar e esse livro mostra que devemos aprimorar essas características em vez de nos concentrarmos em nossos pontos fracos.

Apesar de sempre ter vivido com uma visão diferente dessa, concordo com o autor e estou tentando mudar um pouco isso. Quero que meus pontos fortes sejam melhores ainda e pretendo melhorar meus pontos fracos para um nível que seja tolerável. O livro possui um teste para que você identifique quais são seus pontos fortes. O teste é feito pela internet e gostei bastante do resultado, foi bem verdadeiro na minha opinião. Meus pontos fortes são:

  • Analítico
  • Restauração
  • Disciplina
  • Prudência
  • Significância

Junto com o resultado do teste aparece um resumo do que significa essas características, mas o livro possui uma descrição um pouco mais profunda de cada uma das características existentes. Foi bem legal ver como eu sou e começar a trabalhar em cima desses pontos. Experimente fazer o teste ou pelo menos ler o livro. É uma leitura interessante que pode abrir os olhos ou pelo menos fazer enxergar as coisas de uma perspectiva diferente, como aconteceu comigo.

Uma coisa que é super comum é se identificar em mais características do que apenas 5. Mas o teste lista aquelas caracterísicas que mais se destacam na sua personalidade. E a ordem que aparece na lista é a ordem de importância.

Ps: não ganho nada em fazer propaganda do livro,  todo o relato feito aqui é apenas uma opinião minha.

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Deixe um comentário

