Comidinhas

Pan de Mie

Sempre que dá aproveito para cozinhar. E aproveitando minhas férias “longas” (ironia), hoje foi um dia desses. Resolvi fazer pão, mais precisamente um Pan de Mie. Insistindo mais uma vez em fazer pão, já que todas as minhas tentativas anteriores falharam. Enquanto o pão crescia, aproveitei o tempo para fazer muffin. Afinal eu tinha que estrear a minha forma de muffin! E o resultado não poderia ser melhor: muffins leves e aerados. Além de deliciosos.

E  o pão não poderia ser mais simples e rápido a ser feito, pelo menos rápido para um pão. Muito diferentes dos pães que tentei fazer antes. Poucos minutos no forno e a casa cheirando pão. Uma das coisas que aumenta a minha vontade de cozinhar é o cheiro delicioso que espalha pela casa durante o preparo do prato. Ah, isso abre meu apetite… E como abre.

Para acompanhar o pão, fiz um molho pesto com manjericão fresco, colhido na hora no quintal. E foi feito no pilão que ganhei de namorado de Dia das Crianças.. rs É brincadeira, ele não me dá presente de Dia das Crianças, mas como ganhei na segunda, falo que é presente de Dia das Crianças. E confesso que esse foi o melhor molho pesto que eu fiz. Não sei se o manjericão fresco influenciou ou se foi o pilão. Mas o treco ficou bom viu.

Com molho pesto

Hoje foi uma dia ótimo para se cozinhar. E isso me anima para fazer mais coisa. Já escolhendo os próximos pratos!

Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

3 comentários em “Comidinhas”

  1. Estou com uns envelopinhos de fermento biológico na geladeira, só aguardando o tempo melhorar um pouco aqui no Rio para me arriscar a fazer pão – estava muito frio e muito úmido, agora já deu uma secada, e a temperatura está ao redor de 26ºC.

    A cara desse pão ficou ótima, onde conseguiu a receita? Post de comida tem que ter a receita, mulher!

    1. Deb,

      Com essa temperatura dá para fazer pão tranquilo. Ou então você deixa o forno pré-aquecendo durante o período de fermentação, também ajuda.

      A receita é de um blog de comida que eu adoro: La Cucinetta. O link para a receita é http://www.lacucinetta.com.br/2008/04/padaria-de-domingo-10-pan-de-mie-ou-meu.html

      Experimente fazer esse pão. É bem fácil e gostoso! Meu próximo pão vai ser um integral. Diminuir o consumo de farinha branca..

      Da próxima vez eu coloco a receita no post. Bronca anotada.. rs

  2. Também adoro o La Cucinetta, adoro o estilo natureba saudável dela.

    Minha farinha branca tava no resto, então meus pães foram feitos fundamentalmente com farinha integral – o pão australiano levou farinha de centeio, também. Uma dica que todo mundo dá é misturar as duas, porque fazer um bom pão só com farinha integral sem ficar seco é bem complicado. Foi por isso, inclusive, que fiz pouquinho, senão a farinha branca não ia dar.

    Adorei a experiência, principalmente a parte de sovar a massa. Delícia transformar aquela pasta gosmenta numa massa bonita e cheirosa, pronta pra virar pãezinhos…

Deixe um comentário

