Cheesecake de baunilha

Há tempos namorado pede que eu faça cheesecake para ele, já que afinal de contas na nossa divisão culinária fiquei com o doce e ele com o salgado. Não que eu não faça comida salgada, mas fazer doce é bem mais legal. Para mim, existe um mundo muito maior a ser devastado no mundo dos doces do que no mundo salgado.

E hoje ao perguntar que doce ele queria que eu fizesse, de prontidão ele me responde: cheesecake. Enquanto estava no computador procurando por uma receita que me desse vontade de comer o doce, começou a passar o programa da Nigella na TV e hoje o tema foi chocolates. Ela fez diversos pratos com chocolates, inclusive um cheesecake de chocolate. Até pensei em fazer aquele que apareceu no programa, que estava com uma cara ótima, mas ele falou que queria com o creme branco e não de chocolate.

Então lá vou eu procurar uma receita que o apetecesse. Queria um bem simples e sem extravagâncias, afinal era o meu primeiro cheesecake. Fuça fuça e acho um que atende aos pedidos dele, exceto pela cobertura que era de blueberry (algo que eu não tenho em casa). Enfim resolvo mudar para uma cobertura mais simples e vira ganache. A massa é daquelas super simples: farofa de biscoito Maria/Maizena com manteiga. E me surpreendi com a facilidade de fazer o recheio também. É só bater tudo na batedeira.

Só que nem tudo são flores. A receita original pedia para pré-aquecer o forno a 350 degrees. E eu ao ver o 350 degrees nem me toquei que era Fahrenheit e não Celsius. Quando me toquei do erro saí correndo para abaixar o forno, mas o estrago já havia sido feito e a massa embaixo deu uma queimada, além de tudo ter ficado mais dourado que deveria. Pelo menos eu tinha certeza que o recheio estava firme e que nada vazaria ao desenformar.

O que importa é que não ficou com gosto de queimado e o doce foi aprovado. Aliás, namorado já disse que cheesecake será o bolo de aniversário dele de todos os anos. É algo simples e dá para variar bastante. Aprovei a idéia

Cheesecake de baunilha

Cheesecake de baunilha

Ingredientes

Massa:
  • 1 pacote de biscoito Maria/Maizena
  • 3 colheres de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Recheio:

  • 300 gramas de cream cheese
  • 3/4 copo de açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 1/4 copo de sour cream (usei iorgurte)

Cobertura:

  • 170 gr de chocolate meio amargo
  • 3/4 copo de creme de leite fresco
  • 3 colheres de chá de manteiga

Preparo:

  1. Aquecer o forno a 170 graus Celsius.
  2. Para a massa, moer os biscoitos e misturar com a manteiga amolecida e a baunilha. Colocar numa forma de fundo removível, pressionado bem a farinha no fundo da forma.
  3. Para o recheio, bater o cream cheese com açúcar na batedeira. Adicionar os ovos um a um, batendo após cada adição. Colocar o sour cream (iogurte) e misturar novamente. Colocar essa mistura sobre a massa e deixar no forno por uma hora.
  4. Para a cobertura, derreter o chocolate em banho maria. Aquecer o creme de leite e adicionar o chocolate derretido. Retire do fogo e adicione a manteiga. Mexa até que esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar o ganache no doce (1 hora temperatura ambiente ou 30 minutos na geladeira). Espalhe sobre o doce.
  5. Deixar o doce esfriar na geladeira por pelo menos 2 horas – ideal que seja por várias horas.
Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Um comentário em “Cheesecake de baunilha”

  1. Ficou lindo seu cheesecake – e agora botou a receita! =)

    Quase caí nessa armadilha dos 350 graus ontem, até que encontrei uma das receitas traduzida, falando em 180 graus, e só aí me toquei de que era a conversão Fahrenheit – Celsius.

    Hoje vou me arriscar tentando imitar a costelinha ao molho barbecue, seguindo esta receita aqui, ó: http://nocalordofogao.blogspot.com/2007/12/neste-fim-de-semana-fiz-um-almoo.html

    Costelinha já tá marinando desde ontem, daqui a pouco vou lá botar no forno.

Deixe um comentário

