O mundo dá voltas, nada melhor que um docinho para acompanhar

Barrinha de morango com cobertura de crumble

Se há 7 anos atrás me dissessem que eu ficaria feliz ao ganhar um utensílio doméstico, eu daria risada. Ou até mesmo ficaria brava. Se me contassem que eu saberia Cobol e Assembler, falaria que a pessoa estaria maluca. E eu nunca imaginaria que um dia faria meu próprio iogurte e extrato de baunilha, por mais fácil que seja. Mas essa é a minha realidade hoje.

Estou adorando loucamente o mixer que ganhei de dia dos namorados, pensando no que fazer com o segundo pote de morangos frescos que minha mãe trouxe da feira e procurando receitas e mais receitas para fazer.

O mundo realmente dá voltas.

Barrinha de morango com cobertura de crumble
(do site Technicolor Kitchen)

Ingredientes:

Base:

  • 52 gramas de açúcar refinado
  • 150 gramas de farinha de trigo refinado
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo, levemente batido com um garfo
  • 67 gramas de manteiga sem sal, derretida

Recheio de morango:

  • 300 gramas de morangos, sem os cabinhos e em cubinhos
  • 75 gramas de açúcar refinado
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura de crumble:

  • 150 gramas de farinha de trigo, peneirada
  • 52 gramasde açúcar refinado
  • 100 gramas de manteiga sem sal gelada e picada
Preparo:
  1. Pré-aquecer o forno a 180°C. Untar com manteiga uma forma quadrada de 20 cm, colocar alumínio e untar o alumínio também
  2. Peneirar e misturar os pós:  farinha, açúcar, fermento e sal. Misturar o ovo batido e depois a manteiga derretida
  3. Colocar essa mistura na forma preparada e espalhar a massa com as costas de uma colher, até cobrir todo o fundo da forma. Deixe para assar até dourar e firmar. Deixe esfriar e reserve.
  4. Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Misture o morango picado com o açúcar e o extrato de baunilha. Reserve
  5. Para a cobertura, misture a farinha com o açúcar e depois, com as pontas do desdos, junte a manteiga em pedaços até formar uma farofa.
  6. Retire o recheio com uma escumadeira e coloque sobre a massa assada, espalhando o morango por toda a superfície. Tente retirar o máximo que puder de líquido dos morangos. E depois coloque a cobertura de crumble.
  7. Asse até dourar.
Ps: o líquido que sobra do morango é ótimo para se tomar junto com iogurte, se for caseiro melhor ainda.
Ps2: Se utilizar manteiga com sal, não coloque a pitada de sal.
Autor: Fernanda

Zootecnista e Cientista da Computação. Precisa dizer algo mais, além de ter certeza que não deve ser normal?

Um comentário em “O mundo dá voltas, nada melhor que um docinho para acompanhar”

Deixe um comentário

